01 junho 2005

E este ano? Não há Beto na Juventus?

Com o final da época desportiva, as atenções viram-se agora para o mercado de transferências. As primeiras começam a ser confirmadas mas a maioria ainda é especulação. A contratação de Sokota pelo Porto já parece confirmada, sendo que deve ser mais uma contratação para causar azia aos benfiquistas do que realmente alguma coisa de que o clube necessite. Diga-se que não me surpreendeu esta contratação. Djurdjevic e Romeu António (o "Cabalo" ou o homem da finta da mota ou simplesmente o gajo do 2 - 1; várias perspectivas - dedicar-lhe-emos um texto daqui a pouco tempo decerto) do Guimarães para o Belenenses, Neca (a "Barbie") no sentido contrário. O Boavista a continuar a reforçar-se nos escalões secundários para talvez atingir o recorde de 4 anos seguidos sem competições europeias (parabéns João Loureiro!).
Mas sinceramente destes negócios confirmados já estou eu farto. Quero saber das especulações. Das notícias ridículas que A Bola e o Record (a imprensa de Lisboa, como é apelidada carinhosamente por Pinto da Costa) gostam de publicar para valorizar os jogadores de Benfica e Sporting nos defesos, mesmo que ninguém com 2 dedos de testa se acredite minimamente nas mesmas. Está-me a fazer falta uma primeira página d´A Bola a dizer "Juventus não larga Miguel" ou "Loucos por Nuno". Ou do Record escrevendo "Beto 99% no Real Madrid" desmentido por A Bola com um "Juventus quase a assegurar Beto". Seguem-se as entrevistas nas páginas centrais dos referidos diários desportivos em que se entrevista o director desportivo dum grande clube europeu onde os jornalistas tentam impingir-lhes esses jogadores, ao que ouvem as seguintes respostas tipo: "O Beto é um bom jogador e nosso clube está interessado sempre em bons jogadores. Mas não os podemos ter todos!" ou "O Miguel está referenciado, mas temos olheiros em toda a Europa e, como tal, não é o único a estar referenciado!". Destas palavras os jornalistas criam as tais primeiras páginas, mas sinceramente das mesmas eu vejo algo do tipo: do teu jogador já ouvi falar, se fosse bom já o tinhamos contratado sem ser através da imprensa, somos um clube grande por isso borrava a cara em merda se ele puser aqui os pés!
Este ano, começo a finar preocupado com a falta dessas notícias. Miguel fez uma época ao pé coxinho, sempre lesionado e nunca jogou nada de especial. Como tal, uma dispensa via sms da selecção. Nada melhor, pode ir jogar Nintendo para casa, lá na Cova da Moura. Como tal, nem A Bola tem o desplante de querer colocá-lo em qualquer gigante europeu. Mas o defeso é longo. Assim que acabarem os temas, voltarão à carga. Tenho fé!
De seguida Beto. Afinal tem a sua transferência dourada para a Liga das Estrelas aqui do país vizinho, como sempre foi noticiado. Mas não para o Santiago Barnabéu, antes para o El Madrigal, que este ano viu o seu Villarreal a acabar o campeonato em lugar de pré-eliminatória da Liga dos Campeões além de uma boa prestação na Taça UEFA. No entanto é um clube que vive de alguns jogadores emprestados que regressam ao clube de origem no final desta época. Como tal, prevejo uma época seguinte com o clube a lutar por objectivos bem mais modestos, bem como Beto.
Outros se seguirão, e cá estarei para dizer de minha justiça! Um alegre final de época para todos, com muita controvérsia, contratos rasgados e contratações falhadas!