16 maio 2005

Boavista Futebol Clube - a obrigação de manter o país no rumo certo, sem Benfica campeão!

Boavista F.C.
Após a conclusão da 33ª jornada do campeonato, as coisas ficaram mais claras em termos de decisões finais. Ricardo finalmente conseguiu um desejo antigo que já vinha desde os tempos do Euro e voltou a marcar um golo, Nelo Vingada já metia nojo de tanto estar sem perder e conseguiu algo de verdadeiramente notável como ser esmagado por esse rolo compressor que são as equipas treinadas por Jorge Jesus e Vitor Pontes conseguiu a transferência de sonho para o futebol russo pois já se sabia que o futebol português nunca conseguiria segurar um treinador tão belo como esse grande intelectual do mundo do pontapé na bola. Pelo menos até Vitor Baía, o guarda-redes mais belo do Universo, terminar a carreira de jogador.
O derby da 2ª circular não foi um bom jogo, sendo que Peseiro fez tudo para não ganhar o jogo, jogando para o 0-0 que o deixaria perto do título. Uma equipa que joga assim e que tenha como treinador adjunto Eduardinho não merece mais do que isto. Agora, só um milagre os fará ganhar o campeonato sendo que ainda durante a semana têm a final da Taça UEFA, que ainda vai complicar mais a sua vida no último jogo contra o Nacional (ansiosamente esperamos a entrada de Pluto, esse não-putanheiro-nem-batoteiro, no clube).
Desde o início da 2ª volta do campeonato que o Benfica saltou para a liderança que só largou entretanto nesta última jornada, sendo que nunca se distanciou muito dos demais competidores. Talvez por isto, e também por não se quererem por em bicos de pés cedo de mais (a fazer lembrar épocas anteriores), comecei a sentir até algum respeito pela atitude dos adeptos benfiquistas durante a época, mormente até agora no final da mesma em que o sonho parece estar tão perto. Pensei eu "será que já meteram juízo na cabeça para não andaram a festejar o que ainda não venceram" ou mesmo "se calhar já não são 6 milhões mas é". Pois eis que todo o meu (pouco) respeito por eles e suas atitudes se esfumou [eu sei que demonstrar algum respeito por eles é vergonhoso (mea culpa, mea culpa)] quando após uma vitória que embora tenha sido merecida caiu-lhe dos céus (ou das mãos do Ricardo) os adeptos juntam-se às centenas pelas ruas de Lisboa a festejar, como se o campeonato já estivesse ganho. Inundavam os reporteres da TV, gritavam, pulavam, "Ben-fi-que! Ben-fi-que! Ben-fi-que!" por todo o lado.... enfim, do pior que já tenho visto. E a euforia não pára! Pelo contrário, segue desmesuradamente, com o Benfica a adquirir todos os bilhetes de público do Estádio do Bessa, já pagos entretanto ao Boavista, a preços exorbitantes (o máximo permitido pela Liga). Acima de tudo quer-se uma onde vermelha no Bessa, onde eles crêem que vão ganhar o campeonato (o tal "ganhar o campeonato no Porto" que é o sonho de pequenino de muito benfiquista). A euforia desta mole humana tem que ser refreada! O país pode não recuperar do drama que é ter um Benfica campeão! Qualquer clube da Bélgica ou da Dinamarca vai-se habilitar a bater facilmente o campeão português. Não pode acontecer!
Falando em bilhetes, está-se em crer que um dos benfiquistas mais acérrimos que estará no Bessa é Pedro Proença, de cachecol e vestido de vermelho da cabeça aos pés a convite da direcção do Benfica (e com um agradecimento especial de Cunha Leal) como reconhecimento do bom trabalho realizado em Guimarães, onde não só conseguiu fazer com que o Boavista perdesse o jogo, afastando-o da luta por uma competição europeia na última jornada, assim como expulsou o guarda-redes Carlos e João Pinto, que bem jeito davam aos axadrezados neste último jogo. É que há coisas que é melhor previnir do que remediar, não é verdade? Claro que Pinto da Costa, sabendo do que se passou, não quis deixar de dar uma palavra de consolo aos vizinhos da cidade e decidiu oferecer uma prendinha aos jogadores do Boavista caso estes sejam amigos e vençam o último jogo do campeonato. Fala-se em 5 milhões de euros. Não é muito, dado o negócio das Russias que o Porto fez na semana passada... Se não há competitividade, Pinto da Costa cria-a!

4 Comments:

Blogger Lua said...

Este comentário foi removido pelo autor.

01:18

 
Blogger Lua said...

Este comentário foi removido pelo autor.

01:19

 
Blogger Lua said...

Este comentário foi removido pelo autor.

01:22

 
Blogger Lua said...

É engraçado ler este comentário quase 3 anos depois... E não é k fomos mesmo campeões??? Fui uma desses milhares k se deslocaram ao Bessa onde tudo foi feito para o campeonato ir parar nas mãos do vizinho, até as luzes do estádio foram desligadas a meio das celebrações. Só uma pequena correcção, afinal não somos mesmo 6 milhões de benfiquistas, somos 6 milhões de PORTUGUESES benfiquistas pk no mundo consta k já somos 14 milhões, devem ter visto na tv timor, brasil, angola... festejos no mundo todo k só o Benfica pode provocar. Pois é, eu percebo k a azia seja muita e k a vossa unica maneira de sobreviver seja prestando vassalagem ao papa do Norte. Já agora belas 6 batatas k levaram no Domingo, bem dadas e mta sorte tiveram de o Bergessio ser um tosco e de o Ricardo Silva n ter sido expulso como deveria senão os números teriam sido bem inflaccionados, quiçã por 7,8,9 ou até mesmo 12, goleada k demos ao Porto na década de 40. Passar bem, menos azia e saudações benfiquistas.

01:28

 

Enviar um comentário

<< Home