17 maio 2005

Joaquim Ritta

Inauguramos aqui no "Processo Sumaríssimo" uma rúbrica em que um fiel leitor e autor convidado escreve um texto que de seguida publicamos. Não serão situações comuns mas antes pontuais. O autor do texto usa o pseudónimo de Chucky. O texto:

"Noites e noites sem dormir, dias e dias mal disposto, nauseas, vómitos, diarreias.
Comecei a ficar preocupado, será que estaria doente? Será que algo muito mau estaria a crescer dentro de mim? Feliz ou infelizmente constatei que não, este estado era criado por meses e meses de audição a um tal de Joaquim Ritta!
Um homem na linha de Humberto Coelho e de António Fidalgo que começa as frases com a mesma palavra com que termina a anterior, o chamado dom de repetir. Este enorme imbecil consegue transformar um grande jogo de futebol numa confusa relação amor-ódio entre o que se está a ver e o que se está a ouvir. Expressões como "Jogador denso", "atleta solidário", "consegue tirar partido do adiantamento mental do seu oponente", "tem de mudar para criar automatismos", "uma equipa presa de movimentos que tem o seu puxador de carroça desinspirado" eis uma pequena parcela da quantidade de verborreia (ou será diarreia) verbal que este homem consegue dizer.
Não me consigo esquecer aquando do programa da Sporttv: Fórum da Superliga - Opinião Pública , onde este Ritta está a debitar asneiras atrás de asneiras e expressões anti-Seporte e anti-Porto quando um ouvinte lhe pergunta: "Sr.Ritta, para que saibamos de que lado é que está, gostaríamos de saber qual a sua preferência clubistica" e a bela resposta foi: "Sou sócio do barreirense há 40 anos...."
Será que é preciso dizer mais algumas palavras? Será que alguém que é sócio do Barreirense pode ter alguma opinião fundamentada e credível sobre futebol? Ah! É um histórico?
Também a CUF e não me parece que os sócios dessa instituição tenham direito de relatar um jogo Arsenal-Chelsea para a meia-final da LC! É a mesma coisa que o Conselho de Segurança da ONU peça opiniões à Suiça antes de atacar o Congo!
Será que temos de continuar a ouvir tamanhos energúmenos e simplesmente suspirar por Gabrieis Alves, Oceanus, Quinitus e Vitor Manueis?
É realmente triste que os nossos ouvidos estejam na mão de tamanhos acéfalos...
Até à próxima!!!"

Agradecemos nós, caro Chucky e agradecem também os nossos leitores.