13 março 2006

O novo Eusébio

Início da década de 90.

O presidente do Sporting na altura, Sousa Cintra, apresenta mais um jogador para um projecto megalómano que era conseguir ser campeão. E aí sim, seria a “Festa Nacional” como o próprio dizia. Jogadores vindos dos quatro cantos do mundo eram contratados pelo clube e promessas aos sócios de vários títulos eram feitas ano após ano. Só posso garantir que durante a presidência de Sousa Cintra o Sporting não conseguiu vencer um único troféu…

Mas adiante! Iniciava-se a época de 1990/91 e Sousa Cintra apresenta mais um reforço para Alvalade: Hamilton Souza, vulgo Careca, nascido no Brasil em 27-09-1968. Tinha portanto 22 anos e em euforia o presidente leonino rotula-o de “Novo Eusébio” e tece-lhe os mais rasgados elogios, colocando a fasquia bem alta.

Primeiros jogos, a expectativa era grande em torno do novo Eusébio. Que tardava em mostrar porquê tamanho cognome. No final dessa época já era mais um flop que nunca mais daria nada. No entanto Careca ainda era jovem e mantém-se no plantel para a época seguinte, quando se lesiona com alguma gravidade. O Sporting não quer mais saber do jogador e liberta-o do contrato no fim dessa época. Acabou-se o mito do novo Eusébio.

O jogador dispensado de Alvalade ingressa no Famalicão entretanto onde sem a pressão imposta por ser um clube grande, ou simplesmente por ter que ver Sousa Cintra todos os dias, consegue recuperar da lesão, evoluir, e mostrar que afinal não era assim tão mau (embora não fosse um novo Eusébio). Careca torna-se numa peça fundamental do Famalicão e começa a despertar a cobiça de alguns clubes. O Sporting não quer ficar para trás e diz que o Famalicão tem que lhes pagar uma indemnização por direitos de formação do jogador (mais uma ideia peregrina do presidente da altura). Essa indemnização foi fixada em 1 milhão de contos.

Aos saber-se dessa intenção do Sporting, os jornalistas precipitam-se para as imediações do Estádio 22 de Junho para interpelarem o presidente do Famalicão sobre essa questão:

Jornalista: O Sporting fixou a indemnização em 1 milhão de contos. Não está preocupado com isto?

Presidente: Eu? Nada. Nada preocupado.

Jornalista: Mas é muito dinheiro….

Presidente: Ouça, se fosse uma dívida de 40 ou 60 mil contos, aí sim, ficava preocupado, agora 1 milhão de contos … Deixo as chaves do clube na Câmara ...