09 março 2006

Totobola 1 X 2

Recordando velhas glórias do futebol português, venho aqui falar do já retirado jogador croata Dragan Punisic, nascido a 1-3-1966 (portanto fez há poucos dias 40 anos, parabéns, pá!), que jogou, entre outros, no Castellón, Farense e no Beira-Mar. Médio ofensivo, o verdadeiro número 10, neste último conjunto dava um toque de classe a uma equipa onde pontificavam jogadores como o robusto central Dinis, o carregador de piano Eusébio ou ainda o velocista das pernas tortas Dino.
Mas a saída do croata de Aveiro é que é uma história rocambolesca. O Beira-Mar não ia bem na tabela (e acabou por descer nessa época) e Punisic foi durante a semana ao café mais perto do Estádio Mário Duarte, como ia muitas vezes, registar o totobola. Acontece que o Beira-Mar jogava em casa nesse domingo contra uma equipa do “seu” campeonato (agora não faço ideia qual, peço perdão… já foi há uns anos). Punisic apostou 2 nesse jogo. Foi o seu erro.
O dono do café achou estranho e dirigiu-se ao Estádio para contar ao presidente o prognóstico do jogador, isto ainda antes do tempo de Mano Nunes. O jogador foi imediatamente suspenso de toda a actividade (o seu nome foi retirado da lista dos convocados para esse jogo) e iniciou-se um processo que culminou com o seu despedimento dias depois.

Felizmente para o mundo do futebol, Punisic assinou pelo Farense para a época seguinte. E o Beira-Mar desceu.