31 agosto 2006

Nada é feito por acaso

Mais um início de época, desta feita conturbado pelo mais do que falado “caso Mateus”. Gil Vicente, Belenenses e agora Leixões esgrimem argumentos para ficar na divisão maior do futebol português, num imbróglio que já chegou à FIFA e pode decretar a suspensão de todas as equipas portuguesas e selecção nacional das provas internacionais. Um cenário extremo mas bem possível, isto se o Gil Vicente decidir levar avante a sua intenção de recurso aos tribunais, nacionais e internacionais, que viola uma regra da Liga, Federação e da própria FIFA.
O início deste caso remonta aos primeiros meses do ano e envolveu recursos na hora de Académica e Setúbal posteriormente arquivados visto que os clubes em questão conseguiram a manutenção e em nada iriam beneficiar com isso. Mas caso o Gil Vicente conseguisse no campo a manutenção existiria sempre um clube que teria razões legítimas para invocar a desclassificação da equipa de Barcelos em seu próprio benefício. Neste caso foi o Belenenses.
Acontece que a Liga e provavelmente a FPF perceberam e sentiram o problema que seria o Gil Vicente recorrer a tribunais comuns para o futebol português: possivelmente os gilistas acabariam por ter razão nas mais altas instâncias europeias contra esta regra da FIFA e Federações, pois toda a gente tem direito de recorrer aos tribunais comuns, no entanto é uma decisão que pode demorar anos e enquanto está a ser julgada as equipas portuguesas e selecção nacional estarão suspensas de todas as provas internacionais. Com prejuízos avultados para todos.
Daí que a Liga e FPF fizeram o que “tinha que ser feito” na defesa dos seus interesses, principalmente a partir de Fevereiro do ano anterior: fazer com que o Gil Vicente descesse de divisão no campo para tudo isto não ter razão de existir. O Gil é prejudicado pelas equipas de arbitragem de modo revoltante até para o espectador imparcial no último terço do campeonato, desde golos anulados, penalties contra inventados e a favor não assinalados, sofrerem golos nos quais claramente a bola não entrou e outros que tais. O que mostra que no futebol português nada acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser. Simplesmente o comum espectador não sabe porquê mas na época passada nem sequer era preciso andar com muita atenção para ver o que se passou…

24 agosto 2006

You'll Never Walk Alone

Já cá faltava: um dos maiores hinos do futebol cantado pelos adeptos do Celtic.

05 agosto 2006

Defeso

Eu sei que estivemos ausentes durante muito tempo, inclusive o Mundial (onde dois dos digníssimos membros do blog estiveram presentes), mas enquanto eu parto de férias deixo aqui algo para vocês se entreterem. I

sto é uma claque. Metam as vossa claques dos chamdos "Grandes de Portugal" onde bem entenderem. Não sabemos muito de blogs mas podem ver os adeptos do River - os Borrachos - expulsos dos estádio alemães por, imagina-se, não quererem estar sentados nos lugares atribuídos, aqui.

Abraços a todos.