27 novembro 2005

Será que dura até ao Natal?

Koeman disse nesta semana que o Benfica tinha obrigação de vencer todos os seus jogos daqui até ao Natal. Considerando que, depois deste fim de semana, e até ao Natal o Benfica joga fora com o Marítimo e em Setúbal e em casa com o Manchester United, Boavista e Nacional, será que o holandês ainda cá estará no Natal para justificar não ter feito a sua "obrigação"?

25 novembro 2005

Fair Play à holandesa

Gostava de saber o que aconteceria se isto se passasse em Portugal.

Dia 20 de Setembro de 2005, o Ajax 2 jogou com o Cambuur para a Gatorade Cup, a Taça da Holanda. A equipa da casa, Ajax 2, teve um jogador lesionado e os jogadores adversários tocaram a bola para fora para que o jogador pudesse ser assistido. Quando o jogo recomeça, Jan Vertonghen do Ajax 2 devolve a bola ao guardião adversário mas calcula mal o passe e a bola entra na baliza, marcando um golo legal que o árbitro obviamente validou.

Após 2 minutos de conversas entre capitães e treindores das duas equipas, foi decidido que o Cambuur poderia marcar um golo sem que o Ajax 2 fizesse nada para o impedir a partir da bola de saída, que foi o que veio a acontecer. Se isto fosse em Portugal, queria ver como seria...

14 novembro 2005

Manuel José



Antes de mais o blog quer congratular Manuel José por mais uma conquista no futebol, um futebol menor, como o próprio assume, mas no qual tem feito brilhante trabalho. Assim, lá vamos ter Manuel José entre os melhores treinadores do mundo no Mundial de Clubes que se vai realizar já no próximo mês.
Lembrei-me também de partilhar uma história que se passou com o próprio aquando da sua passagem de 5 anos pelo Boavista. Ivo Afonso, jogador que nos últimos tempos passou pelo Gil Vicente, Naval e agora está no Moreirense, era júnior do clube e na altura treinava com os seniores. E no antigo balneário, num dos cantos, enquanto Manuel José falava, o Ivo imitava-o. O Manuel José apercebeu-se disso e devagarinho foi andando na direcção dele e quando lá chegou espetou-lhe um grande soco e disse-lhe: “Posso ter voz de menino mas sou bem mais homem que tu!”. O Ivo teve que levar pontos na boca...Um grande momento do nosso Manel Zé!

06 novembro 2005

Inacraditável

Depois de serem largamente beneficiados pela arbitragem no Bessa, e ainda terem a lata da dizer que jogaram contra 12, nem quero imaginar contra quantos jogou o Leiria nesta última 6ª feira!

http://futebol.sapo.pt/mframe_video.html?cid=Xz034097&mid=1&arid=618731&p=futebol_videos.html

03 novembro 2005

Proteccionismo da Comunicação Social

Num curto post, começo a achar o proteccionismo da Comunicação Social de Lisboa a jogadores dos "seus" clubes algo de vergonhoso e digno de reflexão. Ontem, durante o Benfica-Villarreal, o jovem guarda-redes Rui Nereu, que supostamente iria joga na equipa B e nunca pensou em ser lançado às feras da Liga dos Campeões, deu um grande frango que acabou por decidir o resultado final do jogo (0-1). Eu sei que o Nereu é jovem, ninguém começa a defender sem dar erros, estava chuva, etc. Não é motivo para cruxificar o rapaz. No entanto, foi incrível ver o proteccionismo dado ao lance pelos comentadores vermelhos da Sporttv, onde nenhuma referência à intervenção de Rui Nereu foi feita. "Remate de longe", "muito forte", "inesperado". Só faltou um "indefensável" para se cair no ridículo absoluto. Felizmente ninguém disse isso.
De seguida temos os jornais desportivos. "A Bola" e o "Record" fazem as suas primeiras páginas com títulos como "Injusto" ou "Mereciam mais". Apenas "O Jogo" fala em "Nereu ainda está verde" e a RTP no seu resumo disse que "Nereu foi mal batido". Estes sim, disseram o que realmente se passou e que na realidade acabou por decidir o jogo. Os outros, tentaram branquear a situação. Enfim, o normal. Já estou habituado...