29 maio 2005

Dobradinha (Manuel José e Meyong)

Ah grande Rachão!
Tal como o universo lampião previu, a dobradinha aconteceu! E há que dar mérito à pessoa que perante os gritos de 6 milhões de portugueses de "ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica" não se intimidou e com o sangue viking que lhe corre nas veias conseguiu reduzir o vencedor do campeonato à sua dimensão real, ou seja, bastante fraco. Não quero imaginar o que uns vikings da Noruega ou da Suécia fariam mesmo... ou melhor, daqui a dois meses vamos ver.
Mas adiante. Apesar de entrar no jogo a ganhar, o grande campeão foi subjugado durante a maior parte do encontro. Consta que Rachão instituiu no balneário antes da final um velho hábito que vinha já desde os tempos em que liderava as gentes de Portimão: como bom viking deu apenas peixe cru aos jogadores para eles irem à caça. E assim foi.
O Benfica marcou. Sem saber ler nem escrever, com um penalti, desta vez justo. Depois, os vikings do Sado, com Rachão ao leme, pegaram no jogo e lutaram para alcançar a dobradinha por tantos ansiada: a de Manuel José e de Meyong. De notar que Moreira ajudou um pouco à festa no golo de Meyong mas.... a Taça não é a festa do futebol? Todos tinham que participar! Moreira não quis ficar atrás! Consta até que na tribuna foi ele próprio que começou a atirar os confetis verdes e brancos (encomendados pela FPF desde Novembro com esperança que fosse a final por si mais desejada, mas deu mal as instruções para a pessoa que tirou a bola no sorteio: as bolas que estiveram no congelador até segundos antes do sorteio, também conhecidas pelas bolas da 2ª circular, eram para ser tiradas na vez em que a próxima equipa a ser sorteada fosse jogar em casa; alguém percebeu mal e decidiu agrupá-las...)!
Aconteceu justiça. Tarde? Certamente, veio com uma semana de atraso, mas mais vale tarde do que nunca! Mas acima da tudo este texto serve para dar uma justa homenagem ao nosso viking Rachão que larga o leme de Setúbal e poderá voltar ao rumo normal da sua carreira, ou seja, a 2ª divisão B. Mas com uma Taça no currículo. Se António Sousa e João Alves têm uma, porque é que Rachão não pode ter uma também?

26 maio 2005

Obrigado Rafael!

Rafael, dá-lhe na tromba!

17 maio 2005

Joaquim Ritta

Inauguramos aqui no "Processo Sumaríssimo" uma rúbrica em que um fiel leitor e autor convidado escreve um texto que de seguida publicamos. Não serão situações comuns mas antes pontuais. O autor do texto usa o pseudónimo de Chucky. O texto:

"Noites e noites sem dormir, dias e dias mal disposto, nauseas, vómitos, diarreias.
Comecei a ficar preocupado, será que estaria doente? Será que algo muito mau estaria a crescer dentro de mim? Feliz ou infelizmente constatei que não, este estado era criado por meses e meses de audição a um tal de Joaquim Ritta!
Um homem na linha de Humberto Coelho e de António Fidalgo que começa as frases com a mesma palavra com que termina a anterior, o chamado dom de repetir. Este enorme imbecil consegue transformar um grande jogo de futebol numa confusa relação amor-ódio entre o que se está a ver e o que se está a ouvir. Expressões como "Jogador denso", "atleta solidário", "consegue tirar partido do adiantamento mental do seu oponente", "tem de mudar para criar automatismos", "uma equipa presa de movimentos que tem o seu puxador de carroça desinspirado" eis uma pequena parcela da quantidade de verborreia (ou será diarreia) verbal que este homem consegue dizer.
Não me consigo esquecer aquando do programa da Sporttv: Fórum da Superliga - Opinião Pública , onde este Ritta está a debitar asneiras atrás de asneiras e expressões anti-Seporte e anti-Porto quando um ouvinte lhe pergunta: "Sr.Ritta, para que saibamos de que lado é que está, gostaríamos de saber qual a sua preferência clubistica" e a bela resposta foi: "Sou sócio do barreirense há 40 anos...."
Será que é preciso dizer mais algumas palavras? Será que alguém que é sócio do Barreirense pode ter alguma opinião fundamentada e credível sobre futebol? Ah! É um histórico?
Também a CUF e não me parece que os sócios dessa instituição tenham direito de relatar um jogo Arsenal-Chelsea para a meia-final da LC! É a mesma coisa que o Conselho de Segurança da ONU peça opiniões à Suiça antes de atacar o Congo!
Será que temos de continuar a ouvir tamanhos energúmenos e simplesmente suspirar por Gabrieis Alves, Oceanus, Quinitus e Vitor Manueis?
É realmente triste que os nossos ouvidos estejam na mão de tamanhos acéfalos...
Até à próxima!!!"

Agradecemos nós, caro Chucky e agradecem também os nossos leitores.

16 maio 2005

Boavista Futebol Clube - a obrigação de manter o país no rumo certo, sem Benfica campeão!

Boavista F.C.
Após a conclusão da 33ª jornada do campeonato, as coisas ficaram mais claras em termos de decisões finais. Ricardo finalmente conseguiu um desejo antigo que já vinha desde os tempos do Euro e voltou a marcar um golo, Nelo Vingada já metia nojo de tanto estar sem perder e conseguiu algo de verdadeiramente notável como ser esmagado por esse rolo compressor que são as equipas treinadas por Jorge Jesus e Vitor Pontes conseguiu a transferência de sonho para o futebol russo pois já se sabia que o futebol português nunca conseguiria segurar um treinador tão belo como esse grande intelectual do mundo do pontapé na bola. Pelo menos até Vitor Baía, o guarda-redes mais belo do Universo, terminar a carreira de jogador.
O derby da 2ª circular não foi um bom jogo, sendo que Peseiro fez tudo para não ganhar o jogo, jogando para o 0-0 que o deixaria perto do título. Uma equipa que joga assim e que tenha como treinador adjunto Eduardinho não merece mais do que isto. Agora, só um milagre os fará ganhar o campeonato sendo que ainda durante a semana têm a final da Taça UEFA, que ainda vai complicar mais a sua vida no último jogo contra o Nacional (ansiosamente esperamos a entrada de Pluto, esse não-putanheiro-nem-batoteiro, no clube).
Desde o início da 2ª volta do campeonato que o Benfica saltou para a liderança que só largou entretanto nesta última jornada, sendo que nunca se distanciou muito dos demais competidores. Talvez por isto, e também por não se quererem por em bicos de pés cedo de mais (a fazer lembrar épocas anteriores), comecei a sentir até algum respeito pela atitude dos adeptos benfiquistas durante a época, mormente até agora no final da mesma em que o sonho parece estar tão perto. Pensei eu "será que já meteram juízo na cabeça para não andaram a festejar o que ainda não venceram" ou mesmo "se calhar já não são 6 milhões mas é". Pois eis que todo o meu (pouco) respeito por eles e suas atitudes se esfumou [eu sei que demonstrar algum respeito por eles é vergonhoso (mea culpa, mea culpa)] quando após uma vitória que embora tenha sido merecida caiu-lhe dos céus (ou das mãos do Ricardo) os adeptos juntam-se às centenas pelas ruas de Lisboa a festejar, como se o campeonato já estivesse ganho. Inundavam os reporteres da TV, gritavam, pulavam, "Ben-fi-que! Ben-fi-que! Ben-fi-que!" por todo o lado.... enfim, do pior que já tenho visto. E a euforia não pára! Pelo contrário, segue desmesuradamente, com o Benfica a adquirir todos os bilhetes de público do Estádio do Bessa, já pagos entretanto ao Boavista, a preços exorbitantes (o máximo permitido pela Liga). Acima de tudo quer-se uma onde vermelha no Bessa, onde eles crêem que vão ganhar o campeonato (o tal "ganhar o campeonato no Porto" que é o sonho de pequenino de muito benfiquista). A euforia desta mole humana tem que ser refreada! O país pode não recuperar do drama que é ter um Benfica campeão! Qualquer clube da Bélgica ou da Dinamarca vai-se habilitar a bater facilmente o campeão português. Não pode acontecer!
Falando em bilhetes, está-se em crer que um dos benfiquistas mais acérrimos que estará no Bessa é Pedro Proença, de cachecol e vestido de vermelho da cabeça aos pés a convite da direcção do Benfica (e com um agradecimento especial de Cunha Leal) como reconhecimento do bom trabalho realizado em Guimarães, onde não só conseguiu fazer com que o Boavista perdesse o jogo, afastando-o da luta por uma competição europeia na última jornada, assim como expulsou o guarda-redes Carlos e João Pinto, que bem jeito davam aos axadrezados neste último jogo. É que há coisas que é melhor previnir do que remediar, não é verdade? Claro que Pinto da Costa, sabendo do que se passou, não quis deixar de dar uma palavra de consolo aos vizinhos da cidade e decidiu oferecer uma prendinha aos jogadores do Boavista caso estes sejam amigos e vençam o último jogo do campeonato. Fala-se em 5 milhões de euros. Não é muito, dado o negócio das Russias que o Porto fez na semana passada... Se não há competitividade, Pinto da Costa cria-a!

13 maio 2005

Figo, Scolari, Federação, tachos, a merda do costume

Como é público e sabido, depois do Euro 2004, alguns jogadores da selecção decidiram por ponto final à sua carreira internacional. Não é uma situação muito comum em Portugal, sendo que dos jogadores regularmente eleitos pelos seleccionadores (e antes do Euro 2004) apenas Jorge Costa tomou esta opção. Não me vou pronunciar sobre decisões bombásticas como a retirada de Pedro Barbosa ou ainda mais surpreendente, de Fernando Mendes (sim, o trinca-bombeiros da Amadora) da turma das quinas, pois há quem ainda, passados estes anos todos, não tenha recuperado do choque.
Voltando atrás, Rui Costa e Figo decidiram pôr fim às suas carreiras internacionais no final do Euro 2004. Com uma diferença entre os 2. Enquanto que Figo fez do abandono uma novela, arrastando o anúncio da decisão desde Janeiro até Julho de 2004, sendo que todos já sabiam o que ia acontecer, Rui Costa encarou o abandono com uma normalidade de quem sabe que já fez muito pela selecção (embora muitas vezes criticado) e chegou a hora ideal para a abandonar, ainda na mó de cima e concentrar-se nos jogos do clube. Nada de mais normal aqui. De notar que quando um jogador faz este tipo de anúncios são decisões pensadas e amadurecidas e que nunca, ou quase nunca, são alteráveis. Lembro-me do caso apenas de Henrik Larsson, regressado à selecção sueca para fazer um belo europeu, com 32 anos, após mais uma magnífica época no Celtic, que lhe valeu um contrato para o Barcelona.
Hoje aparece a notícia que já todos esperavam que acontecesse. Após alguns convites de Scolari a Figo, eis que este aceita regressar à selecção para os próximos 2 jogos em Junho. Mas alguém duvidava que Figo iria voltar? Mais uma novelinha sem interesse algum... Mas a questão fulcral aqui não é esta. É o porquê do regresso de Figo à selecção. Se Figo se queria concentrar no clube e por isso abandonou a selecção, porque razão quer agora concentrar-se na selecção? Talvez por já estar a mais no Real Madrid, talvez por ter perdido justificadamente (dizem os resultados e as exibições) a sua titularidade no clube espanhol, talvez por já saber que vai acabar a carreira a partir já da próxima época para o Japão ou para o Qatar?
Por outro lado, a selecção está no bom caminho para o apuramento para o Mundial 2006. A equipa base da selecção, mais coisa menos coisa, está formada. Sem Figo. E com resultados. Agora, Figo regressa à selecção. E tem que jogar. Bem, mal, com uma perna partida ou com os olhos vendados. Como irão reagir os jogadores que fizeram mais de metade do apuramento para o Mundial ao saberem que agora os lugares em disputa não são 11 mas 10? Com Figo cada vez a jogar pior de época para época, e a "ter" que jogar obrigatoriamente, iremos assistir a uma selecção em que 10 jogadores estão lá por mérito e 1 por convite. E Figo não se irá ficar pela fase de apuramento na certa. Disputará os jogos oficiais, pedirá dispensa dos particulares, e os srs. Scolari e Madaíl vão exigir a sua presença na fase final do Mundial 2006, onde o mais provavel é vermos Figo como vimos 4 anos antes, na Coreia e no Japão, completamente de rastos a ser um peso morto na equipa e com lugar cativo na mesma, sem existir alguém no banco com inteligência ou coragem para o retirar da equipa caso seja necessário, ou mesmo com a presença de espírito para não o pôr no 11 inicial. Rui Costa também saiu da equipa em 2004 e fui muito útil à selecção, resolvendo jogos quando saiu do banco...Se Figo nunca teve a intenção de deixar a selecção por completo, porque é que anunciou a sua retirada da mesma? Porque não assumiu que iria pedir uma dispensa de alguns jogos ao seleccionador para ver se conseguia decidir o que era melhor para si e para a sua carreira? É agora quando vê que a sua carreira no clube está no fim que tem que se agarrar à selecção?
Com isto tudo não estou a dizer que Figo não foi um jogador excepcional, do melhor que eu já vi, e que não é ainda um bom jogador, obviamente convocável por mérito próprio e podendo ser útil à selecção, jogando de início, vindo do banco ou apenas estando no grupo. O problema aqui são as panelinhas do costume com a Federação (com Madaíl à cabeça), Scolari e esses tachos que têm que existir para os amigos, assim como as represálias para os inimigos (vide: Baía e JVP, o primeiro mais óbvio). Os compadrios, o sistema, os tachos, o Madaíl, a merda do costume....

05 maio 2005

Engº Rui Alves à Presidência da Liga!

Pois é. Nos últimos dias o futebol português foi abalado com notícias chocantes. A saída de Jaime Pacheco do Boavista, a manutenção de José Rachão no Setúbal ou mesmo o abandono de Aprígio Santos de presidente da Naval. Mas nada tão doloroso como o anúncio do abandono do Professor Manuel Machado, vulgo Pluto, do comando do Guimarães. Diz Pluto que foi uma decisão pensada e muito ponderada (creio que como a decisão de abandonar o cargo a meio da época que tomou para abraçar a carreira de batoteiro e putanheiro - e de professor em part-time) e que não estaria sujeita a re-avaliações. Desta vez é mesmo a sério, pensamos nós.
Ficamos orfãos de mais um linguísta no futebol português. A verborreia imperceptível que debitava é tão bonita como o barulho da bola a bater no fundo das redes. Não podia ser. Tinha que haver mais...
E foi com esse intuito que o Engº Rui Alves (que indumentárias fabulosas - cuidado!!!), presidente do Nacional da Madeira e candidato à presidência da Liga de Clubes, começou por angariar votos entre todos os que gostam de futebol oferecendo um contrato a Pluto para a próxima época. Que grande medida, Engº! Temos treinador na Choupana pela primeira vez desde a existência do clube que não é nem putanheiro, nem batoteiro. Irá Pluto resistir na Choupana onde desde sempre, e como se sabe, só os batoteiros e principalmente os putanheiros o conseguiram?