26 abril 2005

Centro de emprego

E assim chegamos a 4 jornadas do fim do campeonato, o campeonato mais competitivo e imprevisível dos últimos anos. Todas as equipas podem perder pontos em qualquer campo e ganhá-los no fim de semana seguinte num campo teoricamente bem mais difícil. No entanto, há coisas que continuam como antigamente. Pessoas cujo desempenho desafia a (i)lógica do campeonato. Heróis do tempo moderno que pelo menos em alguma altura da sua carreira treinaram esse grande clube que é o "comentar jogos na SportTV já que nao sirvo para mais nada". Falo de João Alves, Luís Campos, Manuel Fernandes, Manuel Cajuda, Vítor Manuel, Vítor Oliveira etc só para não falar em ex-comentadores que infelizmente estão no activo (infelizmente para o clube que os contratou, é claro).

Mas o que é que se passa? Andam todos os clubes a ver se lhes sai um Mourinho 2 na rifa? Quem é que no seu perfeito juízo consegue chamar José Peseiro, Luís Castro, Manuel Machado ou Ulisses Morais de treinador ser se partir a rir? Porque está José Peseiro no Sporting e um valor seguro da incompetência como treinador de futebol como Jorge Jesus só a poucas jornadas do fim tem hipóteses de enterrar uma equipa (que já estava enterrada, adiante-se) na Superliga?
Todos estes homens têm características em comum (estes apontados como esperanças para Mourinho 2): capacidade de verbalização muito reduzida, ideias nulas, são feios, nunca provaram nada de especial no mundo do futebol, tentam imitar o discurso de Mourinho embora quando as coisas começam por não correr bem não conseguem disfarçar o seu nervosismo de ter a cabeça no cepo nas entrevistas e afins, esta época já viram lenços brancos (e vão continuar a ver em épocas vindouras) , são feios (digo-o de novo porque são muito feios mesmo), trazem uma equipa técnica toda nova constituída por um conjunto de chupistas ainda mais ridículos que o próprio treinador e usam e abusam do fato e gravata como se fossem uns senhores e não uns broncos que lá estão.

Senhores dirigentes, nós precisamos da voz de bagaço de Vítor Manuel ou da voz esganiçada de Manuel José no nosso campeonato. As desculpas esfarrapadas de Manuel Fernandes, Carlos Manuel ou Diamantino Miranda para justificar as 5 derrotas com que o seu clube iniciou o campeonato ainda fazem as delícias de pessoas dos 7 aos 77 anos. Empreguem quem realmente merece estar empregado e faz parte do espectáculo do futebol!

13 abril 2005

Não há fumo sem fogo...

Image hosted by Photobucket.com

11 abril 2005

Prof. Doutor Carlos Carvalhal

Apesar de sermos um blog jovem, com apenas um dia de existência real, a ideia de o criar já tem mais uns tempos. Como tal, este blog necessita de pessoas que contribuam para o seu desenvolvimento. Pessoas que tal como eu assinam os textos e pessoas que nos dão motivo para escrever ou eles próprios também gostam de se exprimir. A este tipo de pessoas gosto de chamar Amigos.

Hoje, em particular, venho falar do nosso amigo Carlos Carvalhal. Homem que gosta de partilhar os seus pensamentos e ideias num site próprio. Partilha com os leigos do mundo da bola as suas opiniões, num site que é uma autêntica feira de vaidades, onde o auto-elogio e nascisimo são lei. A todos os títulos excelente. Falo de http://www.carloscarvalhal.com . Apenas tenho pena do site não ser actualizado com mais frequência. Chega a ter fotos de quando o Prof. Doutor Carlos Carvalhal tinha cabelo e era apenas o Carvalhal "do Braga", jogador medíocre que nos encheu os relvados com futebol sofrível durante os anos 80 e início dos anos 90! Palavras para quê?

10 abril 2005

Petit, o caniche pittbull

E é quando menos esperava que tenho mais uma grande alegria futebolística neste final de jornada, dada por Miguelito, diante de uma onda vermelha de lampiões que terão que fazer o caminho de regresso para as pocilgas onde habitam com o pesado sabor da derrota. Estou a deliciar-me com as palavras do pittbull Petit no final do jogo onde o bronco pede para "investigarem" os incentivos extra que devem ter sido dados aos jogadores do Rio Ave, porque "eles corriam imenso em campo, parecia uma final para eles!". Pergunto eu: o que é que ele esperava? Que fossem estendidas passadeiras vermelhas em homenagem ao Benfica Campeão desta época? Ou já anda a sonhar alto com o título que ainda não ganhou?

No fim, fiquei deliciado com as declarações de Carlos Brito sobre o dito cujo: "Ele olha para o seu próprio umbigo demais!". Foi bonito! Aprende bronco!

Obrigado Carlos Brito. Obrigado Miguelito.

Post de inauguração!

Este é o primeiro texto de vários com que eu e mais dois camafeus pretendemos educar o povo exprimindo as nossas opiniões sobre o estado actual da bola portuguesa. Prometemos ser mais acutilantes que as avançadas de Carlos Carneiro pelas áreas adversárias, desenterrar polémicas de locais mais fundos dos que Luís Campos já enterrou equipas e discuti-las com mais veemência do que Álvaro Magalhães vive os golos do Benfica!

Dentro em breve, os textos iniciais dos demais participantes.